Oficina da Língua Patuá

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

Coordenadora

Ana Cristina Alves

Descrição do Curso

Atendendo à posição mundial do Patuá, enquanto língua minoritária decretada pela UNESCO, perspetiva-se que a oficina seja um conjunto de aulas vivas. Pretende-se sensibilizar a população para a questão da preservação do “Dóci Papiaçam di Macau”, crioulo macaense de raiz marcadamente portuguesa que se pretende dinamizar, para que Portugal não seja esquecido culturalmente, enquanto parte integrante da história e cultura macaense. Nesse contexto, será feita uma abordagem ao Patuá macaense na sua vertente mais artística, tendo como veículo falante os textos de base das obras de José dos Santos Ferreira (Adé) e de Miguel de Senna Fernandes, ilustres e grandes promotores do Patuá macaense.

Posteriormente, serão consideradas outras ações de desenvolvimento para este crioulo, que serão reveladas a seu tempo, protagonizadas pelos participantes desta formação, tendo sempre como objetivo a afirmação do Patuá como língua nativa dos macaenses, de raiz identitária da língua portuguesa e como parte integrante da história e cultura macaense

Professores

Joaquim Ng Pereira nasceu em Macau, filho de pai português e mãe chinesa de Macau. É licenciado em Ciências da Comunicação e Cultura e mestre em Programação e Gestão Cultural, ambos obtidos na Universidade Lusófona, em Lisboa. A temática da sua dissertação de mestrado teve incidência sobre o Museu de Macau do Centro Científico e Cultural de Macau. Foi vice-presidente de uma associação sem fins lucrativos na Amadora. É sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, como membro da Comissão das Migrações. A sua vocação tem sido a promoção e divulgação do Patuá e da cultura macaense.

Sara Roncon Leotte é licenciada em Relações Lusófonas e Língua Portuguesa pelo Instituto Politécnico de Bragança, tendo defendido o Relatório de Estágio intitulado Perspetivas sobre o ensino das línguas (Português, Chinês e Patuá): a criação de “Oficinas de Língua” no CCCM. A temática das relações sinólogas, com incidência em Macau e a preservação do Patuá, constitui o seu primeiro trabalho na área. Atualmente, é estagiária na EPPU de Bragança, no gabinete de ERASMUS e no gabinete dinamizador da Qualidade.