CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
Coordenadora
Ana Cristina Alves
- Data: -
- Número de Sessões: 2
- Duração: 4 horas cada sessão
- das 14:00 às 18:00
- Nº Min. Participantes: Mín. 6, Máx. 12
- (Para crianças e jovens dos 8 aos 16 anos)
- Lingua: Português
- Preço: 25€ a oficina completa ou 15€ por sessão
Descrição da Oficina
As teorias serão apresentadas de uma maneira acessível e espontânea, com uma forte componente prática e criativa, concretamente vamos aprender as histórias por meio da caligrafia chinesa, que os meninos experimentarão diretamente connosco, absorvendo-as por meio da comparação de mitos chineses com os da sua própria tradição cultural.
A concluir será realizada uma visita orientada ao Museu de Macau.
Tinha terminado mais um dia de trabalho. Velhos e novas aproveitavam as últimas horas do dia para cavaquear. É preciso dizer que estamos no tempo em que as pessoas ainda conversavam ao serão. Nessa noite, três senhores velhos propuseram três enigmas aos que os escutavam.
O primeiro velho disse:
— Qual é coisa, qual é ela, que quando faz calor, cobre?
O segundo velho disse:
— Qual é coisa, qual é ela, que quando não se vê, tapa?
O terceiro velho disse:
— Qual é coisa, qual é ela, que carregamos quando estamos cansados de andar?
Os que estavam a ouvir ficaram confusos e calados. Uma criança foi a primeira a cortar o silêncio, perguntando:
— Se faz calor, cobrir não levará a ter mais calor? Se já não se vê, tapar não será pior? Se se está cansado de andar, como se fica carregando ainda com mais uma coisa?
Ao verem a atrapalhação do menino, os três velhos riram com gosto. A pedido de todos, revelaram os enigmas, que eram nada mais nada menos do que o chapéu, os óculos e a bengala.
Contos da Terra do Dragão, Wang Suoying e Ana Cristina Alves, 2000, Editorial Caminho
Professoras

Ana Cristina Alves é doutora em Filosofia da História, da Cultura e da Religião pela Universidade de Lisboa desde 2005, tendo defendido a tese intitulada a Mulher na China, relativa às questões de género. Este e outros temas da filosofia da cultura, bem como as relações entre as línguas portuguesa e chinesa, constituem o centro das suas investigações. Tem trabalhos publicados nestas áreas, que incluem contos e mitos relativos à cultura chinesa.
