Política Editorial

O Centro Científico e Cultural de Macau, I.P. (CCCM) tem por missão produzir, promover e divulgar conhecimento sobre Estudos Asiáticos, com um enfoque particular em Macau e na República Popular da China, assim como sobre as relações entre a Europa e a Ásia.

Com vista a cumprir estes objetivos, o CCCM adota os seguintes princípios gerais de política editorial:

1. O plano editorial do CCCM contempla a publicação de estudos inéditos de investigação científica, manuais de ensino e livros de teor académico e profissional, assim como a edição crítica de fontes inéditas, catálogos, guias e atas de conferências e colóquios.

2. As publicações do CCCM destinam-se a públicos múltiplos e diferenciados, podendo o CCCM organizar as suas publicações em coleções, de acordo com as áreas temáticas ou os respetivos públicos-alvo.

3. O CCCM coedita regularmente livros com outras instituições, centros de investigação, universidades e editoras, a nível nacional e internacional.

4. Ao enviarem os seus manuscritos, os autores aceitam que os mesmos sejam partilhados com os membros do Conselho Editorial e da Comissão Científica do CCCM, assim como com os revisores científicos que o CCCM designe para aferir a pertinência dos manuscritos.

5. Manuscritos que tenham por base dissertações ou teses devem ser adaptados de forma a não corresponderem à transcrição integral desses trabalhos, que já se encontram, na sua generalidade, disponíveis para consulta nos repositórios das universidades.

O CCCM possui um plano editorial que contempla manuais de ensino, académico e profissional, publicação crítica de fontes inéditas e estudos de investigação científica, edição de conferências e de atas de colóquio, bem como catálogos de exposição e guias do Museu. As publicações do CCCM, em língua portuguesa e inglesa (num futuro próximo também em língua chinesa), destinam-se a públicos múltiplos e diferenciados. Existem obras orientadas, exclusivamente, para a especializada comunidade, nacional e internacional, de investigação científica nas áreas das ciências sociais, sinologia, relações internacionais e interculturais Europa-China e no estudo sobre Macau. Existem também edições para o grande público destinadas a divulgar informação, atualizada e criteriosa, sobre a China e os laços históricos e culturais de Portugal com a China e Macau. Entre os polos especializados e do grande público surgem publicações para destinatários específicos intermédios que procuram, por exemplo, manuais de iniciação à Língua Chinesa ou introduções a outras matérias de implicação nas relações Europa-Ásia Oriental. O CCCM funciona em rede às escalas nacional e internacional. A sua atividade editorial exprime este relacionamento múltiplo através de coedições de estudos e revistas com outros centros, institutos, universidades e casas editoriais.