CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
- Data Início: 23 de setembro
- Número de Sessões: 8
- Horário: terça-feira das 17:00h às 18:00h
- N.º Participantes: 8 (mínimo) , 30 (máximo)
- Língua: Português
- Preço: 80,00€
Descrição do Curso
O Centro Científico e Cultural de Macau promove uma oficina de Música: Aprendendo a tocar cítara chinesa (Gujin). que decorrerá entre 23 de setembro e 11 de novembro de 2025.
Viabilizar aos participantes a compreensão da tradição chinesa da cultura do Gujin, bem como através do respeito e estudo mútuos entender as diferenças entre as culturas chinesa e portuguesas. Pretende-se também possibilitar aos estudantes o entendimento de que através da audição e do estudo da música se consegue cultivar o corpo e o espírito e uma vida mais saudável e feliz.
Público-alvo: Estudantes de música e público interessado, tanto chinês como português
Modalidade: Presencial
Inscrição: cursos@cccm.gov.pt
Curso sujeito a um número mínimo de inscrições.
Professores
Du Wanzhen (杜婉贞), nasceu em Cantão. É professora aposentada de língua chinesa, tendo-se dedicado ainda ao ensino de Guqin, cujo instrumento aprendeu a tocar com os herdeiros da escola Lingnan, Xie Daoxiu e Gao Wei, e com o herdeiro da escola de Guangling, Chen Yaowu. Possui uma compreensão profunda da cultura e prática deste instrumento musical, que promove e divulga por todos os que tenham interesse em estudá-las.
Ana Cristina Alves é doutora em Filosofia da História, da Cultura e da Religião pela Universidade de Lisboa desde 2005. Coordena o setor Educativo e a área de tradução Chinês/Português no CCCM. Em 2022, publicou o texto poético Visitações. É ainda autora de Cultura Chinesa, Uma Perspetiva Ocidental. Em 2021 foi a vencedora do Prémio A-Má, da Fundação Casa de Macau.