Duo Nanbanjin – Música Japonesa e Chinesa para piano e canto
Canções líricas de compositores japoneses e chineses do século XX sobre textos e poemas emblemáticos desses países.
Constituído pela soprano Ana Filipa Leitão e pelo pianista António Luís Silva, o duo Nanbanjin dedica-se a apresentar obras musicais da Ásia Oriental, de países como Japão, China e Coreia do Sul. Este repertório é fascinante pela panóplia de linguagens musicais, caracterizadas pela relação volátil entre tradição, inovação e influências do ocidente, criando uma experiência sonora tão exótica como familiar.
O programa deste concerto inclui obras japonesas do século XX para piano e canto e piano solo, e arranjos modernos de canções antigas da China. O ciclo de Yoshinao Nakada é composto por seis canções com caracteres muito díspares, ao jeito de histórias e canções de embalar, mas em forma de lied-romântico europeu. Apesar de intituladas “para crianças”, essas canções têm profundidade emocional e uma harmonia subtil, combinando simplicidade, lirismo e características típicas da música japonesa – como o uso da escala pentatónica. Seguem-se os dois primeiros andamentos da Suite Japão de Hisatada Otaka, composição em quatro andamentos, para piano solo. Escrita quando o compositor estudava em Viena, evoca a infância de uma criança japonesa. Entre os primeiros e os últimos dois andamentos da Suite Japão, serão interpretadas três canções sobre memória, ausência e saudade, características comuns também ao ser e estar do povo português. O amor manifesta-se e sente-se de múltiplas formas, como aliás prova o conjunto de canções seguinte, de um dos mais famosos e influentes compositores japoneses, Toru Takemitsu. Estas canções distinguem-se pelo recurso ao jazz e música de salão, com pouca ou nenhuma influência da música tradicional japonesa.
O concerto termina com duas obras chinesas. A primeira canção é baseada num famoso poema de despedida da literatura chinesa, da autoria de Wang Wei (692-761), datando da dinastia Tang. A segunda canção, baseada num poema de Su Shi (1037-1101), representa uma meditação sobre a amizade, a saudade e a ligação entre os seres humanos através da beleza eterna da Lua.
PROGRAMA
Yoshinao Nakada [1923 -2000] | Piano e Canto
Ciclo Muttsu no kodomo no uta / “Seis canções para crianças”
- Ubaguruma / “Carrinho de Bebé” (Texto: Yaso Saijō)
- Karasu / “Um Corvo” (Texto: Mimei Ogawa)
- Kaze no kodomo / “Criança do Vento” (Texto: Yumeji Takehisa)
- Tānki Pōnki / “Caracol de Água Doce” (Texto: Bochō Yamamura)
- Nemu no ki / “A Árvore do Sono” (Texto: Ujō Noguchi)
- Oyasumi / “Boa Noite” (Texto: Rōfu Miki)
Hisatada Otaka (1911 – 1951) | Piano Solo
Suite Japan
- De manhã
- Crianças a brincar
Memórias e Ausência | Piano e Canto
- Haseo Sugiyama (1889-1952)
Defune / “Partida do Navio” (Texto: Kōgetsu Katsuta)
- Kōzaburō Y. Hirai (1910-2002)
Nara-yama /“Colinas de Nara” (Texto: Shihoko Kitami)
- Sadao Bekku (1922-2012)
Sakura Yokochō / “Viela das Cerejeiras” (Texto: Shūichi Katō)
Hisatada Otaka (1911 – 1951) | Piano Solo
Suite Japan
- Canção de embalar
- Festival da Vila
Toru Takemitsu (1930-1996) | Piano e Canto
- Uta Dake / “Basta-me cantar” (Texto: Shuntarō Tanikawa)
- Moeru Aki / “Outono Ardente” (Texto: Hiroyuki Itsuki)
China (Piano e Canto)
Lù Zàiyì (1943)
- Shuǐdiào Gētóu – Míngyuè Jǐshíyǒu/ Melodia da Água – Quando aparecerá a lua brilhante (Texto: Sū Shì (Dinastia Song))
- Yángguān Sāndié/ Melodia da Passagem de Yangguan – Três Variações
Baseada numa melodia antiga (Texto: Wáng Wéi (Dinastia Tang))
Date
- 08 Nov 2025
Time
- 19:00