Vice-Almirante Luís Manuel Lucas Mota e Silva

O vice-almirante Mota e Silva nasceu em Lisboa em 1942 e terminou a Escola Naval em 1964.

Como oficial subalterno desempenhou funções em várias unidades navais, no continente e no ultramar, designadamente como oficial de guarnição num contratorpedeiro em Cabo Verde e o comando de um navio-patrulha na Guiné. Após a promoção a oficial superior, em 1974, desempenhou funções de oficial de operações no Estado-Maior da STANAVFORLANT, tendo prestado serviço no Comando Naval e no Estado-Maior da Armada sempre no campo das operações navais. 

No período de 1982 a 1985 exerceu as funções de ajudante de campo do Chefe do Estado-Maior da Armada. 

Prestou ainda serviço na Divisão de Planeamento do SACLANT, entre 1985 e 1988. Comandou a fragata Comandante Hermenegildo Capelo durante 26 meses. Como capitão-de-mar-e-guerra desempenhou, no CINCIBERLANT, durante três anos, as funções de subchefe do Estado-Maior. Após ter frequentado o curso superior naval de guerra (1993-1994), desempenhou o cargo de chefe do Estado-Maior do Comando Naval. Promovido a contra-almirante, em 1995, passou a exercer as funções de director do Serviço de Formação. 

Em 1997 foi promovido a vice-almirante passando a exercer o cargo de superintendente dos Serviços do Material. 

Em 1999 assumiu as funções NATO de comandante-chefe da Área do Atlântico Sul, em acumulação com as funções nacionais de comandante naval. 

Em Novembro de 2000 assumiu o cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, que exerceu até Julho de 2002.

O vice-almirante Mota e Silva possui as seguintes condecorações: medalha de oficial da Ordem Militar de Avis, quatro medalhas de serviços distintos (prata), medalha de comportamento exemplar (ouro), medalha de mérito militar de 1.ª classe, medalha comemorativa das Campanhas Forças Armadas (Guiné), medalha comemorativa das comissões de serviços especiais (Cabo Verde), medalha da cruz naval (2.ª classe), e a grande cruz de mérito naval de Espanha com distintivo branco. É graduado pelo NATO Defense College.