Maria Helena Mestre Guerreiro Dias Coelho

Helena Coelho

Licenciada em Ciências da Informação e Documentação, variante de Bibliotecas e Educação.

Formação complementar em:

  • Tecnologias da Informação;
  • Automatização de Serviços em bibliotecas e centros de documentação;
  • Gestão Documental;
  • Elaboração de planos de marketing em serviços de documentação;
  • Horizon, Sistema de Gestão Biblioteconómica: Administração do Sistema, Circulação e Inter Library Loans, Pesquisa, Catalogação, Controle de Autoridades, entre outras.

Técnica superior de biblioteca, desempenha funções no Centro Científico e Cultural de Macau, sendo a responsável pelo sistema de gestão documental da biblioteca, a gestão documental das coleções, a coordenação, supervisão e a elaboração de instrumentos de descrição documental específicos para documentação histórica e cultural da sociedade de Macau e sobre as relações entre a Europa e a região da Ásia. Faz a gestão e controlo dos processos de aquisição de bibliografia de temática especializada e responsável pela valorização dos fundos documentais e promoção do intercâmbio e cooperação científica com entidades de estudos sínicos congéneres, bem como a orientação de estágios profissionais e curriculares nacionais e Erasmus de universidades estrangeiras, com elaboração de trabalhos sobre temas relacionados com Macau e a China.

Apoia a investigação e promoção da investigação e da produção científica relativa à história de Macau, presença portuguesa na região e relações interculturais Europa/Ásia, assim como a organização e dinamização de cursos, ciclos de conferências, visitas de estudo e exposições bibliográficas sobre Macau e a China.

Participa em projetos nacionais e internacionais de investigação e cooperação científica, nomeadamente na organização de colóquios e seminários.