Philosophical Cross-cultural Comparison

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

Descrição do Curso

O curso pretende oferecer uma perspetiva ocidental sobre a China contemporânea, contrastando-a com a tradição do país, mas também com a cultura ocidental. Sob reflexão estarão as filosofias antiga e contemporânea quer chinesa, quer ocidental, bem como a política contemporânea da China e suas relações internacionais.

Procura-se ainda abrir um outro olhar filosófico, dialogante e intercultural, guiado pelo fio condutor linguístico, que se orienta pela simbologia da escrita chinesa, e seus caracteres com um valor marcadamente cultural, que muito contribui para a compreensão da história e mentalidade chinesas.

Planificação

Sessão 1 (7 de julho)

1 -Introduction to Chinese Linguistic Culture

1.1 – Traditional Chinese versus Simplified Chinese

1.2 – The Chinese Phonetic Alphabet

Sessão 2 (14 de julho)

1 – Cross-Cultural Comparisons

1.1 – Chinese Religious Syncretism in Macau

Sessão 3 (21 de julho)

1- Chinese Philosophy, a Cross-Cultural Comparison

1.1 – Chinese Philosophy, a Comparative Perspective

Sessão 4 (28 de julho)

1 – Political Philosophy

1.1 – Spiritual Socialism

1.2 – Multiculturalism

1.3 – Patriostism in Official Speech

Sessão 5 (29 de julho – sábado)

1 – Calligraphic Symbology and Philosophical Characters

1.1 – Structuring ideas of Chinese Culture

1.2 – Philosophical Characters

Horário: Sextas-feiras, das 13h00 às 15h00 (5 sessões)

Preço: 50 Euros

Inscrição: cursos@cccm.gov.pt

Curso sujeito a um número mínimo de inscrições.

Formadores

Ana Cristina Alves é doutora em Filosofia da História, da Cultura e da Religião pela Universidade de Lisboa desde 2005. Coordena o setor Educativo e a área de tradução Chinês/Português no CCCM. Em 2022, publicou o texto poético Visitações. É ainda autora de Cultura Chinesa, Uma Perspetiva Ocidental. Em 2021 foi a vencedora do Prémio A-Má, da Fundação Casa de Macau.

Edmond Eh é Diretor do Departamento de Filosofia da Universidade de São José, Macau. Ensina filosofia sistémica no curso de Estudos Cristãos e Filosofia Comparada no programa de Mestrado em Filosofia da Faculdade de Estudos Religiosos e Filosofia. É investigador em Filosofia Comparada, especialmente nas tradições aristotélica e confuciana. Alguns dos seus trabalhos podem ser encontrados no Journal of the Macau Ricci Institute e Orientis Aura: Macau Perspectives in Religious Studies.