Oficina A Flora no Museu de Macau

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

Descrição do Curso

O pincel está presente por todo o Museu de Macau, mesmo que não seja logo detetável. Encontramo-lo não só nas pinturas em seda ou papel, mas também na ventarola, nas lacas e cerâmicas. A pintura é a base dos desenhos destas peças, a pincelada está lá marcada.
Nesta oficina vamos à procura da flora no Museu, através da caligrafia chinesa, pintura tradicional
chinesa e por fim, depois de aprender esta técnica, iremos criar uma pintura/ ilustração inspirada numa peça do Museu.

Dia 1
Introdução
Conhecer o pincel chinês.
Caligrafia.
Teoria: a comunicação visual dos caracteres chineses e mestres da caligrafia. Inspiração no Museu – à procura da caligrafia presente na coleção.
Prática: pintura do caracter chinês para “Pêssego” “桃” como símbolo da longevidade e que mantém longe os espíritos malignos.

Dia 2
Pintura Tradicional
Teoria: categorias da pintura chinesa. Inspiração no Museu – ver as pinceladas de perto.
Prática: “Pintura do Pinheiro” ”松” como símbolo de uma vida longa e força.

Dia 3
Criação de uma pintura/ilustração com a técnica trabalhada durante as sessões anteriores, inspirada numa obra selecionada do Museu.

Data limite para inscrições até 25 de Setembro.

Professores

Luna Kirsche (Maria João Barbosa) Formada em Design de Comunicação, trabalha como Designer e Ilustradora desde 2008 mas desenha desde que tem memória.
O seu interesse pelas culturas asiáticas veio já influenciado pela mãe com parafernália Chinesa e Macaense pela casa, depois veio o gosto pelo Japão e o mundo entre o Tradicional e o Pop, por fim, antes do K-boom, começou a ganhar curiosidade por esta cultura tão pouco conhecida no Ocidente, a cultura coreana.
Entre cursos de desenho, ilustração, pintura chinesa e hoje a estudar Mitologia Comparada, vai desbravando o caminho da arte e da simbologia.
É sócio da Sociedade de Geografia de Lisboa, como membro da Comissão das Migrações. A sua vocação tem sido a promoção e divulgação do Patuá e da cultura macaense.