Curso Língua e Cultura Chinesa
ano letivo 2022-2023

CURSO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

Coordenadora

Wang Suoying

Módulo 1: 11:00-13:00
(aulas presenciais com videoconferência via Zoom)
Módulo 2: 11:00-13:00 (aulas à distância)
Módulo 3: 9:00-11:00
(aulas presenciais com videoconferência via Zoom)
Módulo 4: 9:00-11:00 (aulas à distância)
Módulo 7: 9:00-11:00 (aulas à distância)
Módulo Conversação: 9:00-11:00
(aulas presenciais com videoconferência via Zoom)

Descrição do Curso

Iniciar ou levar os alunos a viajar pelo mundo da língua e cultura chinesa, estimulando-lhes o verdadeiro gosto pela aprendizagem e proporcionando-lhes oportunidades de conhecer a língua chinesa e os caracteres chineses, assim como a sua história e as suas características referentes aos domínios de fonética, estrutura (gramática e sintaxe), cultura e mentalidade. O curso permite desenvolver simultaneamente as competências de comunicação oral e escrita em chinês, no contexto sociocultural. Em cada módulo são ensinados 105 caracteres chineses que formam centenas de palavras, as quais permitem estabelecer comunicação oral e escrita em chinês sobre a vida quotidiana, nomeadamente relacionada com os temas de estudo apresentados no Programa.
As aulas são ministradas nas instalações do CCCM, na Rua da Junqueira 30 em Lisboa.

Professores

Prof. Lu Yanbin

Lu Yanbin Iniciou em 1977 a carreira de docente de Português a chineses na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai. Publicou trabalhos sobre a Língua e a Literatura Portuguesas. Traduziu e dobrou dezenas de filmes chineses para a língua portuguesa. Atualmente invisual, continua ativo nos trabalhos de ensino, a lecionar a Língua Portuguesa a chineses e a Língua e Cultura Chinesa a ocidentais. Foi docente de chinês e português na Delegação Económica e Comercial de Macau em Portugal durante mais de 20 anos. É docente de chinês do Centro Científico e Cultural de Macau desde 2001. O casal Lu Yanbin e Wang Suoying recebeu em 2014, na China, prémio Luz da China (Chinese Culture Promoter of the Year).

Prof. Lu Yang

Lu Yang é licenciado em História pela East China Normal University, mestre em Economia Internacional e Assuntos Europeus pelo ISEG da Universidade de Lisboa e responsável pelo Centro de Intercâmbios Culturais Molihua. Conhecedor de chinês, português e inglês, exerce a profissão de docente de chinês e português e de tradutor/intérprete, tendo adquirido largas experiências profissionais na China, Portugal e África. É atualmente docente de Língua e Cultura Chinesa da UMC e do CCCM.